Higado°Figado

higado©  Dependemos do fígado para nos manter vivos, motivo pelo qual se fala que o fígado e a maior fabrica que possuímos. Para tal mais de quinhentas funções diversas devem ser realizadas dia e noite para que possam ser produzidas as diversas enzimas, proteínas, vitaminas, fatores de coagulação, antialérgicos, colesterol, bílis.

O alho, a cebola, aspargos, pepino, legumes amargas (chicória, acelga, alface, etc.) banana, maça, manga, pêssegos, aveia, limão, pimentão, laranja, tameixa, batata, batata doce, espinafre, angerina, melão, melancia, cenoura, uva, azeitona, pêra, morango, feijão, arroz, milho e muitos outros alimentos naturais são de fácil metabolização pelo fígado

O organismo ingere muitas substancias que não são benéficas, cabendo ao fígado as eliminar e evitar que sejam absorvidas. Na alimentação ingerimos agrotóxicos, conservantes, corantes, espessantes, estabilizantes, álcool, etc. e ao respirar absorvemos tóxicos resultantes da poluição, da combustão dos motores dos carros, da fumaça dos cigarros e, tudo isso vai para o sangue o qual deverá ser depurado pelo fígado.

Quando o fígado e forçado a trabalhar em demasia a reação natural será aumentar de tamanho (inflamar) na tentativa de assim poder absorver e processar o trabalho extra, mas e nesse ponto que reside o perigo. A definição de hepatite indica «inflamação» do fígado, aumento de seu tamanho.

Uma alimentação que não obrigue o trabalho excessivo do fígado pode ajudar a evitar uma maior progressão na velocidade do dano às células hepáticas. A alimentação e o condicionamento físico são elementos importantes para tal.

Ingerir alimentos que não obriguem o fígado a trabalhar intensamente resulta em menor atividade inflamatória. Se a alimentação inclui alimentos «depurativos» que ajudem a eliminar as toxinas do organismo e combater os radicais livres, estaremos ajudando o fígado a cumprir sua missão.

O alimento que devemos evitar de forma radical e a bebida alcoólica (totalmente proibida para quem tem hepatite B ou C). Já entre os que devemos limitar nas quantidades temos os alimentos gordurosos, já que eles obrigam o fígado a aumentar a produção de bílis para o processamento, mas gorduras são necessárias para o organismo, sendo uma boa opção substituir as gorduras animais pelas gorduras e óleos vegetais.

As proteínas animais podem ser substituídas por frutas secas, cereais integrais e legumes. Refrigerantes que contem gás carbônico obrigam o fígado a um trabalho extra. Comidas enlatadas ou congelados industriais contem gorduras e sal em excesso, devendo dar preferência a alimentos frescos, de preferência evitando aqueles fritos.

O alho, a cebola, aspargos, pepino, legumes amargas (chicória, acelga, alface, etc.) banana, maça, manga, pêssegos, aveia, limão, pimentão, laranja, tameixa, batata, batata doce, espinafre, angerina, melão, melancia, cenoura, uva, azeitona, pêra, morango, feijão, arroz, milho e muitos outros alimentos naturais são de fácil metabolização pelo fígado. Podemos ver que a alimentação continua rica e variada, sem maior esforço numa dieta balanceada.

Alimentos e frutas que contem antioxidantes também são altamente recomendados por que conseguem combater os radicais livres produzidos quando o fígado está inflamado e doente. Todos aqueles que contem vitamina A, C ou E são altamente recomendados. O chã verde, a alcachofra, os sucos com vitamina C como o de laranja, tangerina, limão.

Mas para descobrir qual e a sua dieta a minha recomendação pessoal e que você mesmo encontre qual e a sua linha invisível do organismo. Um nutricionista poderá ajudar a compor uma dieta indicada para seu organismo, porém é o seu próprio corpo que vai determinar quais alimentos são mais bem aceitos e metabolizados. Escute as respostas, os avisos e os alertas que o corpo lhe envia, e você conseguirá organizar sua dieta personalizada, individual, exclusiva para seu organismo; aquilo que acostumo chamar de Dieta da linha invisível do organismo.

Sim, o nosso fígado nos fala após a ingestão de qualquer alimento. Se após uma refeição o nosso corpo se ente «pesado» com sensação de cansaço, dor de cabeça, aquela sensação de «caiu ruim», então esse e um sinal do fígado nos indicando que por culpa de algum alimento ele está sendo forçado a trabalhar em excesso.

É muito fácil conseguir elaborar sua dieta ideal observando a reação do corpo, os seus sinais, após cada refeição. Se você se sentir sonolento, com o corpo pesado ou com dor de cabeça, é um sinal de alerta para seu corpo, que está informando que algum dos alimentos ingeridos na última refeição não é indicado para o seu metabolismo. Seu corpo está sentindo dificuldade de digeri-lo, sobrecarregando assim o seu fígado.

Então, será necessário identificar, entre todos os alimentos ingeridos na última refeição, qual deles não é bom para nosso organismo. Para isto, nos próximos dias, deveremos experimentar, um a um, separadamente, cada alimento ingerido, até encontrar aq – See more at: http://hepato.com/p_dietas_comidas/014_dietas_port.php#sthash.fSo5a8Sw.dpuf

O fígado é um dos órgãos do sistema digestório mais importantes para a digestão porque ele tem a função de metabolizar e armazenar nutrientes, que só ficam prontos para seremabsorvidos e utilizados pelo organismo após passarem por ele.

Função do Fígado na Digestão

A função do fígado na digestão é:

  • Transformar a galactose e a frutose em glicose para ser usada como fonte de energia;
  • Armazenar o glicogênio e transformá-lo em glicose, enviando para o sangue novamente quando necessário;
  • Transformar as proteínas em aminoácidos, a síntese de aminoácidos não essenciais e a produção de proteínas essenciais, como a albumina, transferrina, fibrinogênio e outras lipoproteínas;
  • Armazenar as vitaminas lipossolúveis e os minerais;
  • Filtrar o sangue, enviando para os rins as toxinas para serem eliminadas.

Além disso o fígado transforma a gordura da alimentação e a gordura acumulada como fonte de energia, quando necessário.

Função do Fígado no Organismo

O fígado desempenha muitas funções importantes no organismo, algumas dessas funções são:

  • Armazenamento das vitaminas A, B12, D e E, e de alguns minerais, como o ferro e o cobre
  • Destruição das hemácias velhas ou anormais
  • Emulsificação de gorduras no processo digestivo, através da secreção da bile
  • Armazenamento e liberação de glicose
  • Síntese de proteínas do plasma
  • Síntese do colesterol
  • Produção de gorduras (Lipogênese)
  • Produção de precursores das plaquetas
  • Conversão de amônia em ureia
  • Purificação e destoxificação de várias toxinas
  • Destoxificação de muitas drogas

Uma deficiência do fígado pode colocar em risco a saúde e até a vida, como no caso da hepatite, gordura no fígado ou a cirrose. Além dessas, outras doenças envolvem o fígado e, apesar da sua grande capacidade de regeneração, no caso de doenças muito graves ou irreversíveis o transplante de fígado é indicado.

O fígado é um órgão grande que pesa, geralmente, mais de 1 kg e fica localizado na parte superior direita do abdômen, como mostra a imagem acima.

El Hígado Importancia y Cuidados

El hígado es uno de los órganos más importantes de nuestro organismo. Es el principal encargado de la desintoxicación, pues toda sustancia que es absorbida por el intestino pasa primero por el filtro del hígado para luego desembocar en la circulación sanguínea. También se centra en la síntesis de proteínas y el colesterol, en la regulación del metabolismo y en limpiar la sangre de sustancias tóxicas.

O Figado é um dos órgaos mais importantes do nosso corpo. É o principal encarregado da desintoxicaçao,  porque toda substância que é absorvida pelo intestino passa primeiro pelo filtro do fígado para logo desembocar na circulação sanguínea.

 

Si nuestro hígado no está funcionando correctamente, nuestra salud general se verá perjudicada. Cuando el hígado se encuentra dañado, podremos sufrir desde mal aliento, dolores de cabeza, cansancio, malas digestiones y estados de ánimo ambiantes hasta estrés, sistema inmunológico debilitado y metabolismo lento.

Mi antiguo colega y profesor de medicina   en la Clinica Maracaibo y Universidade del Zulia, Dr. Fernando Bermudez, Cardiologo –  realizó una amplia investigación sobre la fisiología del hígado. Esto se hizo en parte para el desarrollo de una dieta especial para ayudar a los pacientes con enfermedades graves.

One of the most important organs in our body, it is often not fully understood – yet our diet derives vital benefits from giving the liver a working rest so to speak between the hours of 4 am and 11 am. We recommend to clients that they only eat fruit —during the hours of 4 am to 11am

=======================================================================sofruta

 

  • Es importante que no comas nada más que esta fruta durante los días indicados. La papaya limpiara tu cuerpo, removerá toxinas e incluso parásitos, desinflamara tu vientre y ayudara a formar tejidos más firmes por su alto contenido en betacarotenos. Bebe en estos días dos litros de agua mineral.

  • Si durante esta dieta te da diarrea o te estriñes, incluso si ves que te duele un poco el estómago o la cabeza es normal, pues tu cuerpo está en lo que se llama una crisis curativa, es decir, está removiendo y eliminando toxinas, desechos y demás.

  • Una vez que termines el día o los dos días de ayuno con papaya, entonces inicia para el día que sigue tomando tu vaso de agua tibia con limón y desayuna un plato de papaya. No comas nada hasta que pase media hora y luego comienza introduciendo alimentos suaves como arroz al vapor, yogurt o algún probiotico, cereales integrales, leches vegetales, etc. Esto es importante para darle seguimiento a la dieta.

  • Evita durante estos 10 días de dieta todo producto procesado como las harinas o los azúcares, tu dieta debe basarse en verduras, cereales y leches vegetales, esto es importante pues así la papaya se encargara de remover lo que esta acumulado en tu cuerpo y descansaran tus intestinos y estómago de digestiones difíciles que causan inflamación del vientre y acumulación de grasas y tóxicos en el cuerpo.

  • Para la comida, prueba ya sea caldos de vegetales, pescado, verduras al vapor, judías, legumbres, etc.

  • Si conforme haces la dieta realizas abdominales o te sales a correr 10 minutos, estimularas a los músculos para quemar grasa extra removida por la papaya, y activaras los intestinos perezosos para desalojar el vientre de materia estancada y acumulada en ellos que provoca hinchazón, gases, parásitos y gordura.

 

Notas importantes a tomar en cuenta:

 

  • Esta dieta, además de poner tu abdomen a puno para las fiestas, ayudara a sanar tu hígado y si el hígado está sano reducirás grasa de forma sorprendente.

  • Toma la fruta siempre con el estómago vacío, no combines la papaya con otros alimentos pues esto no es bueno ya que el azúcar de la papaya puede fermentar rápidamente los alimentos causando alcohol y toxinas, así como una digestión pesada.

  • Puedes elaborar jugos con papaya cuando te toque comer papaya, a este licuado le puedes agregar avena, chía, tres almendras y miel de abeja al gusto.

 

¿Por qué en el abdomen se acumulan tantas grasas, toxinas y gases?

 

Una de las causas más comunes de la obesidad y el abdomen inflamado, además de la dieta descuidada y alta en azucares refinados, es la preocupación o la ansiedad, la cual genera muchos gases que se quedan atrapados en el estómago e intestinos debido a la tensión que se guarda en esta zona. Si hay ansiedad o preocupación en tu vida toma te de manzanilla para apoyar la dieta y expulsar gases, trata de tranquilizarte pensando cosas positivas pues recuerda que no hay nada que no puedas solucionar si tienes una actitud contenta y dispuesta ante la vida.

 

 

  • Es importante que no comas nada más que esta fruta durante los días indicados. La papaya limpiara tu cuerpo, removerá toxinas e incluso parásitos, desinflamara tu vientre y ayudara a formar tejidos más firmes por su alto contenido en betacarotenos. Bebe en estos días dos litros de agua dosificada.

  • Si durante esta dieta te da diarrea o te estriñes, incluso si ves que te duele un poco el estómago o la cabeza es normal, pues tu cuerpo está en lo que se llama una crisis curativa, es decir, está removiendo y eliminando toxinas, desechos y demás.

  • Una vez que termines el día o los dos días de ayuno con papaya, entonces inicia para el día que sigue tomando tu vaso de agua tibia con limón y desayuna un plato de papaya. No comas nada hasta que pase media hora y luego comienza introduciendo alimentos suaves como arroz al vapor, yogurt o algún probiotico, cereales integrales, leches vegetales, etc. Esto es importante para darle seguimiento a la dieta.

  • Evita durante estos 10 días de dieta todo producto procesado como las harinas o los azúcares, tu dieta debe basarse en verduras, cereales y leches vegetales, esto es importante pues así la papaya se encargara de remover lo que esta acumulado en tu cuerpo y descansaran tus intestinos y estómago de digestiones difíciles que causan inflamación del vientre y acumulación de grasas y tóxicos en el cuerpo.

  • Para la comida, prueba ya sea caldos de vegetales, pescado, verduras al vapor, judías, legumbres, etc.

  • Si conforme haces la dieta realizas abdominales o te sales a correr 10 minutos, estimularas a los músculos para quemar grasa extra removida por la papaya, y activaras los intestinos perezosos para desalojar el vientre de materia estancada y acumulada en ellos que provoca hinchazón, gases, parásitos y gordura.

 

Notas importantes a tomar en cuenta:

 

  • Esta dieta, además de poner tu abdomen a puno para las fiestas, ayudara a sanar tu hígado, y si el hígado está sano reducirás grasa de forma sorprendente.

  • No te vayas con la idea de que comer frutas sube de peso, eso es una idea falsa, las frutas bien combinadas son la mejor opción para bajar de peso.

  • Toma la fruta siempre con el estómago vacío, no combines la papaya con otros alimentos pues esto no es bueno ya que el azúcar de la papaya puede fermentar rápidamente los alimentos causando alcohol y toxinas, así como una digestión pesada.

  • Puedes elaborar jugos con papaya cuando te toque comer papaya, a este licuado le puedes agregar avena, chía, tres almendras y miel de abeja al gusto.

 

¿Por qué en el abdomen se acumulan tantas grasas, toxinas y gases?

 

Una de las causas más comunes de la obesidad y el abdomen inflamado, además de la dieta descuidada y alta en azucares refinados, es la preocupación o la ansiedad, la cual genera muchos gases que se quedan atrapados en el estómago e intestinos debido a la tensión que se guarda en esta zona.

Si hay ansiedad o preocupación en tu vida toma te de manzanilla para apoyar la dieta y expulsar gases, trata de tranquilizarte pensando cosas positivas pues recuerda que no hay nada que no puedas solucionar si tienes FE absoluto en Dios una actitud contenta y dispuesta ante la vida.

The information materials in Doutor NIKO® are provided for educational and research purposes only. They should not be used for diagnosing or treating a health problem or disease. Please consult your local doctor or physician. FavFavor consulte sempre seu médico. Thank you for visiting my website.

Algunas imagenes de este blog son tomadas de interrnet, si tienen derechos de autor, pido usted me avisan para retira las. Gracias

 


4 comentarios en “Higado°Figado”

Deja un comentario

antioxidante GI … Dr. X. NIKO MS